Nas Notícias

Empresa portuguesa acusada de distribuir água imprópria para consumo

Uma empresa portuguesa, sediada em Braga, foi apanhada pela ASAE a distribuir garrafões – que vinham de um país da União Europeia – com água imprópria para consumo. Os responsáveis pela empresa de distribuição foram constituídos arguidos.

De acordo com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), foram apreendidos 319 litros de água imprópria para consumo, engarrafada em garrafões para máquinas automáticas dispensadores.

Os garrafões, provenientes de um país da União Europeia, eram utilizados nas máquinas automáticas existentes em Portugal e, depois, reutilizados pelo distribuidor português que abastecia as mesmas máquinas com água diferente da original.

Depois de cheios com água não potável, proveniente de um local sem controlo sem qualidade, a empresa distribuidora colocava um novo selo de segurança nos garrafões e mantinha a rotulagem original, redistribuindo-os aos clientes com máquinas dispensadores.

A ASAE explica que a água era tida como “original e segura”, enganando “intencionalmente” os clientes.

A água foi sujeito a análises laboratoriais cujos resultados apresentaram “inconformidades” que revelaram que a água era “proveniente de um local sem qualquer controlo de captação e de qualidade, sendo considerada inapta para consumo”.

A investigação resultou na apreensão de 319 litros de água, ao passo que os responsáveis foram constituídos arguidos pelo crime de fraude sobre mercadorias.

Em destaque

Subir