Economia

Empresa de crédito não paga a si mesma e perde 37 milhões de libras

wonga

O mundo financeiro está às gargalhadas com a asneira da Wonga. A empresa de crédito emprestou cinco libras a si mesma, há meio ano, e ‘esqueceu-se’ de pagar o crédito. Agora declarou uma perda de 37,3 milhões de libras devido a esse erro.

O incidente começou há meio ano, quando alguém (não se sabe se já foi identificado o autor do erro) pressionou o botão errado e concedeu à própria Wonga um crédito de cinco libras.

Famosa pelos juros usurários que cobra, a Wonga teria de pagar (a si mesma) oito libras pelo empréstimo – as cinco concedidas e mais três de juro – ao final de uma semana.

Só que a semana terminou e a ‘cascata de taxas’ começou a cair sobre o crédito. Aliás, já passaram seis meses e agora a Wonga declarou perdas de 37,3 milhões de libras (47 milhões de euros) devido a esse empréstimo a si própria.

“Parece que não estamos imunes à ironia”, comentou o CEO da Wonga, Norman Bugger-Crumpets: “Implorei à equipa de cobranças para nos dar um alívio, mas foram programados (por nós) para serem uns autómatos sem coração e com um único objetivo”.

Ao menos o humor do principal responsável da empresa estava tão elevado como… as taxas de juro cobradas pela Wonga: “Disseram-nos que ou pagávamos ou homens com um aspeto medonho iriam aparecer para levar tudo o que não estivesse preso à parede e talvez até a minha própria esposa”.

Mais a sério, Norman Bugger-Crumpets considerou que esta dívida da Wonga à Wonga “é ao mesmo tempo um comprovativo de que os nossos programas de formação resultam e uma enorme dor no meu traseiro”.

Em destaque

Subir