Mundo

Emprego: Nos EUA há empresas a pedirem a palavra-passe do Facebook aos candidatos

facebook1As redes sociais são já hoje utilizadas por empresas de recrutamento, que visitam os perfis dos candidatos como forma de os conhecer melhor, de uma maneira mais intíma. Porém, existem cada vez mais casos em que empresas pedem aos funcionários a palavra-passe de acesso à rede, algo que o próprio Facebook recrimina e até ameaça com a justiça.

A evolução da tecnologia fez o mundo evoluir, e a Internet, principalmente, tornou hoje em dia muito difícil, se não mesmo impossível, qualquer pessoa conseguir passar despercebido na rede, principalmente se tiver perfis criados nas mais variadas redes sociais. Neste caso a que está envolvida é a maior – o Facebook.

Nos EUA, há cada vez mais queixas de pessoas vêm as empresas de recrutamento solicitarem os dados de acesso à conta do Facebook. Mesmo sendo uma prática que não é proibida, a verdade é que viola fortemente os direitos de privacidade.

Justin Bassett é um dos candidatos que decidiu tornar o seu caso público, após ter recusado fornecer os dados de acesso ao seu Facebook, numa entrevista de emprego. Neste caso, Justin desistiu da candidatura mas segundo o norte-americano, o mesmo pode não ser feito por outras pessoas: “A pressão de arranjar um emprego pode fazer com que outros forneçam os dados”, afirma o nova iorquino.

O Facebook, a nível da plataforma, pouco pode fazer visto que não consegue saber quem está a fazer o login. Contudo, e a partir de uma nota publicada no blogue da rede social, os responsáveis da rede social condenam esta prática cada vez mais comum: “Não devem nunca fornecer os vossos dados de acesso a terceiros”, pode ler-se numa mensagem publicada por Erin Egan, responsável pela privacidade do Facebook.

Os responsáveis pela maior rede social do mundo dizem estar ainda atentos, para eventualmente um dia avançarem com processos na justiça contra empresas que pratiquem este tipo de abusos perante os candidatos.

O Facebook é a maior rede social do mundo e deverá atingir os mil milhões de utilizadores registados ainda durante este ano.

Em destaque

Subir