Motores

Emoção e surpresa no Super Seven em Barcelona

Alguma confusão e a reorganização do programa contribuiram para a incerteza no resultado da primeira corrida do fim de semana do Super Seven by Toyo em Barcelona. Não obstante uma forte oposição britânica, os pilotos portugueses estiveram em destaque, tanto na categoria 420R como na S1600.

A chuva que se abateu dobre o Circuito da Catalunha originou qualificações interessantes, obrigou ao cancelamento de uma corrida e à alteração da outra, solução encontrada pelos organizadores para minimizar os danos de uma única corrida com 42 minutos de duração e paragem obrigatória nas boxes, de modo a permitir às equipas com dois pilotos uma igualdade de circunstâncias.

Numa prova especial, dada a presença do Troféu congénere organizado pela McMillan Motorsport, viria a sair prejudicada uma boa parte dos pilotos que faziam parte do contingente português, entre eles Ricardo Rajani, que já não regressou à pista, Luís Calheiros Ferreira, que acabou por perder três voltas no tempo em que esteve parado nas boxes, e José Carlos Pires, que acabou por cair cerca de 20 posições quando tinha tudo para lutar pelo triunfo, depois de partir do segundo posto da linha de partida.

Francisco Villar, envolvido numa luta a cinco, começava a ganhar terreno e a fazer de tudo para se colar aos lugares do pódio, enquanto Diogo Costa e Rodrigo Galveias rodavam no top dez. Logo atrás, os irmãos Lisboa desenvencilhavam-se como podiam dos adversários ingleses e Gonçalo Lobo do Vale ia subindo lugares e colando-se ao lote dos primeiros classificados, fazendo uso de uma grande consistência ao volante.

Mais distanciado, mas a lutar pelo triunfo na categoria S1600, estava Luís Filipe Oliveira, a dar boa réplica numa pista que, para a maioria dos pilotos do Super Seven by Toyo Tires, era totalmente desconhecida.

Tendo de realizar-se obrigatoriamente entre os cinco e os 30 minutos da corrida, as paragens obrigatórias nas boxes trouxeram ainda mais indefinição ao resultado e a importância da estratégia seguida. Um dos melhores pilotos a fazer esta gestão foi José Carlos Pires, que voltou a juntar à indiscutível rapidez uma análise perfeita da corrida para recuperar do prejuízo inicial e terminar no quinto lugar da categoria 420 R. Mas também Francisco Villar, que com um grande andamento garantiu uma presença no lugar mais baixo do pódio.

Infelizmente, tanto José Carlos Pires como Gonçalo Lobo do Vale, autor igualmente de uma grande prova, cruzando a linha da meta no 8º posto, acabariam por ser desclassificados no final da corrida, após ter sido constatado que os seus carros se encontravam abaixo do peso regulamentar. A decisão viria a beneficiar Duarte e Luís Lisboa, que assim subiram mais duas posições, classificando-se no oitavi e 12º lugares. E ainda o clã Costa, com Diogo e Paulo Costa a terminarem na 17ª posição.

Rodrigo e Paulo Galveias concluíram a prova no 24º posto, à frente de JJ Magalhães, 27º, e Luís Calheiros Ferreira, 28º. Apesar do contratempo inicial, o campeão da classe Business da temporada passada nunca baixou os braços numa manhã difícil em Barcelona.

Na S1600, e plena em motivos para sorrir, estava a dupla Luís Filipe Oliveira/Paulo Leitão, depois de garantir o segundo lugar da categoria. Entre o 5º e o 7º posto, e a fechar a classificação da classe, ficaram Bernardo Bello, Jorge e Ricardo Miguéis, e Bruno Martins.

Entre os pilotos que disputam habitualmente no Super Seven by Toyo Tires, o pódio da categoria 420R foi composto por Francisco Villar, Duarte Lisboa e Luís Lisboa, cabendo a Luís Filipe Oliveira/Paulo Leitão, Bernardo Bello e Jorge e Ricardo Miguéis a mesma satisfação na classe S1600.

Em destaque

Subir