Velocidade

Emoção e acidentes travam ímpeto da Toyota no começo das 24 Horas de Le Mans

Toyota1Não se pode dizer que o começo das 24 Horas de Le Mans tenha sido pouco emocionante. Desde um arranque onde os Audi levaram a melhor sobre os rivais Toyota, aos primeiros problemas de alguns dos R18, passando pelo primeiro revés na marca alemã até às colisões que fizeram desistir um dos carros japoneses e atrasar outro. De tudo um pouco houve.

Só a equipa que fez a ‘pole position’ é que se manteve sempre no comando ao longo das primeiras seis horas de prova. André Lotterer, Marcel Fassler e Benoit Trelyuer justificaram assim o seu triunfo no ano passado e a razão porque ostentam o nº 1 no seu Audi.

Embora com alguns percalços iniciais, e também beneficiando dos percalços dos adversários, Allan McNish, Tom Kristensen e Dindo Capello conseguiram colocar o Audi nº 2 na segunda posição.

Determinante para que a veterana tripla viesse a recuperar do atraso inicial foi o facto de em Mulsanne o Toyota nº 8 se ter envolvido num enorme acidente em que levantou voo ao tentar a dobragem ao Ferrari do italiano Piersuppe Perazzini, fazendo lembrar a colisão do ano passado que na altura envolveu o Audi de Allan McNish.

Mas o clã Audi não se ficou propriamente a rir, já que pouco antes do acidente do Toyota nº 8 – que felizmente não teve consequências para Anthony Davidson – Romain Dumas não evitou uma saída de pista com o Audi nº 3, atrasando-se irremediavelmente.

Relativamente aos pilotos portugueses o começo de prova correu melhor a Pedro Lamy do que aos restantes, já que aos poucos chegou à liderança da categoria GTE-AM.

Classificação à 6ª hora

1º Lotterer/Fassler/Treluyer (Audi R18 e-Tron Quattro) 89 voltas

2º McNish/Capello/Kristensen (Audi R18 e-Tron Quattro) + 2m29,011s

3º Jarvis/Bonanomi/Rockenfeller (Audi R18 Ultra) + 1 volta

4º Prost/Heidfeld/Jani (Lola B12/60 Toyota) + 2 voltas

5º Belicchi/Bleekemolen/Primat (Lola B12/60 Toyota) + 3 voltas

6º Brabham/Dumbreck/Chandhok (HPD ARX 03a Honda) + 3 voltas

7º.Montagny/Kraihamer/Baguette (Pescarolo 01 Judd) + 3 voltas

8º Nicolet/Lahaye/Pla (Morgan Judd) + 4 voltas

9º Potolicchio/Dalziel/K-Smith (HPD ARX 03b) + 4 voltas

10º Firth/Hartley/Hughes (Oreca 03 Nissan) + 4 voltas

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir