Cultura

Emigração vista à lupa em ‘Novo Êxodo Português – Causas e Soluções’

Pedro_Teixeira_novo_exodo_portugues

‘Novo Êxodo Português – Causas e Soluções’ é o nome do livro sobre os fluxos de emigração, da autoria de Pedro Teixeira, português emigrado no Qatar desde agosto de 2012.

O autor analisa a emigração portuguesa contemporânea e os impactos demográficos, sociais e económicos daquilo que retrata como uma “realidade dramática” e conclui que Portugal está a desperdiçar a maior das suas riquezas – o capital humano.

Sob a chancela do Grupo Editorial Vida Económica, o livro ‘Novo Êxodo Português – Causas e Soluções’ pretende contribuir para a identificação das causas, individuais e coletivas, que justificam este fenómeno migratório contemporâneo, sem precedentes na história, e apresentar soluções que contribuam para resolver este “grave problema social e económico que põe em causa o futuro de Portugal, tal como o conhecemos”.

Na obra, que será apresentada no próximo sábado, na Feira do Livro do Porto, Pedro Teixeira alerta para o facto de não haver, na história recente portuguesa, nenhum fenómeno migratório tão intenso como o que se viveu entre 2011 e 2014, com um total de 485 mil novos emigrantes.

Esta realidade vem sustentar a ideia de que Portugal enfrenta a “tempestade demográfica perfeita”, com baixa natalidade, envelhecimento populacional e saldo migratório negativo.

Pedro Teixeira, nascido em Bragança, destaca alguns aspetos que podem influenciar o decréscimo populacional nos anos vindouros.

“O Instituto Nacional de Estatística estimou que, em 2013, a população portuguesa contava com 10,46 milhões de habitantes. A sua projecção é que, em 2060, sejamos apenas 8,58 milhões e que por cada jovem haja três idosos. Se nada de relevante acontecer, Portugal prepara-se para perder, aproximadamente, dois milhões de pessoas em apenas 45 anos”, salienta.

Para além da perda efetiva de habitantes, há ainda que equacionar as consequências económicas e sociais deste novo êxodo português.

Segundo o autor, a sustentabilidade e a competitividade de Portugal estão a ser fortemente afetadas pela emigração massiva, qualificada e sem precedentes, que provoca a perda de centenas de milhares de jovens com capacidade produtiva elevada, bem como um retorno negativo do forte investimento efetuado, por Portugal, na educação da sua geração mais qualificada de sempre.

A obra contou com a participação de 165 emigrantes portugueses, espalhados por 25 países dos cinco continentes, que, com o seu contributo, ajudaram o autor a ter uma perceção real das inquietações que os preocupam quando pensam num eventual regresso ao país de origem.

O livro inclui ainda os contributos do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, e do professor Adriano Moreira e tem prefácio do secretário-geral do Partido Socialista, António Costa.

O autor de ‘Novo Êxodo Português – Causas e Soluções’ sugere novas políticas de emigração para o País, destacando a criação de algumas medidas de apoio à integração dos cidadãos com o designado Estatuto de Cidadãos Nacionais Emigrantes Regressados a Portugal (ECNERP).

Este estatuto possibilitaria ao cidadão nacional emigrante regressado beneficiar de um regime transitório durante a sua fase de reintegração na sociedade portuguesa, a nível profissional e pessoal, no qual se incluem vários benefícios como o IRS, IRC, IMT, entre outros.

Pedro Teixeira tem 33 anos e tirou a Licenciatura e o Mestrado em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), tem um MBA e trabalha atualmente na empresa multinacional Bureau Veritas como Diretor do Departamento de Edifícios e Infraestruturas no Qatar.

Em destaque

Subir