Nas Notícias

Marinha procura embarcação que está incontactável desde que lançou um alerta

A embarcação de pesca que está incontactável desde a noite de quarta-feira, após lançar um alerta, está registada no porto da Horta, nos Açores, com o nome de ‘Parma’, mas opera a partir de Peniche, indicou hoje a Marinha.

O porta-voz deste ramo das Forças Armadas, Fernando Pereira da Fonseca, explicou na tarde de hoje à agência Lusa que, de acordo com a informação disponível até ao momento, estimam-se que estejam a bordo “sete a nove” pescadores, todos da zona de Peniche, no distrito de Leiria, acrescentando que a embarcação de pesca de espadarte tem 28 metros de cumprimento.

Nas buscas para encontrar a embarcação que lançou o alerta às 23:50 de quarta-feira (hora de Lisboa), quando navegava a cerca de 570 quilómetros de Peniche, estão envolvidos dois navios e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

O porta-voz da Marinha explicou, anteriormente, que a autoridade marítima recebeu um alerta e que as ligações posteriores para entrar em contacto com a embarcação em causa ocorreram “sem sucesso”.

Num comunicado, a Marinha refere que “está a coordenar as buscas por uma embarcação de pesca que está incontactável desde as 23:50” de quarta-feira, acrescentando que “se estima que tenha a bordo entre sete e nove tripulantes”.

O alerta foi recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, através da boia transmissora do sinal de emergência da embarcação, que “indicou uma posição a cerca de 310 milhas náuticas (574 quilómetros) a oeste de Peniche”.

Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada “tentaram estabelecer contacto telefónico, contacto via rádio e através de outros navios na área com a embarcação, mas sem sucesso até ao momento”, não tendo sido localizados “quaisquer objetos pertencentes à mesma”.

A nota da Marinha indica que estão empenhados nas buscas os navios “Viana do Castelo” e “António Enes”, e uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa. Foi também solicitado à navegação na área que participasse nas buscas.

Em destaque

Subir