Nas Notícias

Embaixador Sean Penn? Presidente da Bolívia pede ao ator para defender despenalização da folha de coca

sean penn haitiO ator norte-americano Sean Penn foi convidado pelo Presidente da Bolívia a defender a despenalização da folha de coca. Evo Morales pretende “corrigir um erro histórico” e explicou ao “militante das causas mais nobres” a “história ancestral da utilização da folha de coca”.

Sean Penn está de visita à Bolívia, pela segunda vez, e foi convidado pelo Presidente Evo Morales a se juntar “à campanha internacional para a despenalização da folha de coca”. A revelação foi assumida pelo ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, que referiu ainda que Morales narrou a Sean Penn “a importância e a história ancestral da utilização da folha de coca”.

A mastigação e infusão da coca são práticas ancestrais nos Andes com fins terapêuticos contra a fome, fadiga e os efeitos da altitude. No ano passado, a Bolívia anunciou a intenção de “corrigir um erro histórico” relacionado com a utilização da folha de coca pelas comunidades indígenas e renunciou à Convenção sobre Estupefacientes da ONU, datada de 1961.

Aproveitando a presença de Sean Penn, que voltou à Bolívia enquanto embaixador da solidariedade para com o Haiti (na sequência do sismo de há dois anos), as autoridades bolivianas pediram também ao “ativista” e “militante das causas mais nobres” para ser um “interlocutor na cena internacional” a favor do acesso do país ao oceano Pacífico, perdido para o Chile na sequência da Guerra do Pacífico, entre 1879-83.

Como o ator é norte-americano, foi ainda convidado a apoiar a extradição do antigo Presidente boliviano Gonzalo Sánchez de Lozada, acusado da morte de 60 pessoas numa revolta social em 2003 e que se encontra nos EUA.

Em destaque

Subir