Desporto

Emanuel Silva estreia canoagem no Sporting

emanuel_silva_1O leão também sabe pagaiar. O olímpico Emanuel Silva é o responsável pela abertura de uma nova modalidade no Sporting, clube que se estreou na canoagem em dezembro do ano passado.

“É um enorme passo em frente na minha carreira e quero provar ao Sporting que foi uma decisão certa apostar na canoagem. Sinto essa responsabilidade de ser o atleta fundador da modalidade no clube e sei que será um motivo de trabalhar ainda mais, de forma a poder devolver com resultados esta aposta”, afirmou o canoísta que na temporada transata representou o CN Prado.

Ressalvando “o orgulho muito grande de pertencer a um clube como o Sporting”, Emanuel Silva assume as cores verde e branca com a intenção de registar uma boa prestação na terceira olimpíada em que vai competir: “a época nacional começa em março, com provas internacionais de maio ao final de agosto, incluindo os Jogos Olímpicos. Teremos, também, os campeonatos nacionais de velocidade, que é a «prova rainha» do calendário português, mas não escondo que fazer um bom resultado em Londres é o principal objetivo de 2012”.

O sétimo lugar em k1 1000m nos Jogos de Atenas 2004 continua a ser o principal cartão de visita de Emanuel Silva, que em Pequim 2008 se ficou por duas meias-finais. O «leão» cedo deu nas vistas, com um título mundial de juniores em 2003 em 500m, sendo ainda «vice» nos 1000m. Como sub-23 foi duplo campeão europeu e somou mais duas pratas e um bronze. Como sénior alcançou duas medalhas de bronze em Campeonatos da Europa, uma em k1 1000m (2005) e outra em k2 500m (2010).

O técnico José Sousa continuará a ser o treinador de Emanuel Silva.

Em destaque

Subir