Tecnologia

O email está de luto: Morreu Raymond Tomlinson, o senhor @

Raymond TomlinsonRaymond TomlinsonUm ataque cardíaco vitimou Raymond Tomlinson, no sábado. O engenheiro eletrónico, que tinha 74 anos, foi o autor da estrutura que suporta o correio eletrónico, em 1971. Foi também o norte-americano que nos ensinou a usar o símbolo de arroba, @.

A notícia da morte do ‘pai do email’ foi dada por outra figura história da internet, Vinton Cerf, o autor do protocolo TCP/IP.

Tal como Cerf, Raymond Tomlinson encontra-se no Internet Hall of Fame (ambos desde 2012) por ter sido o criador, em 1971, da estrutura que mais tarde veio a suportar todo o sistema atual de correio eletrónico.

Sem que os chefes soubessem, o engenheiro informático foi desenvolvendo um sistema para troca de mensagens dentro da rede interna (intranet). Para ‘explicar’ ao computador como encontrar o destinatário dentro de um servidor, Raymond Tomlinson aplicou o símbolo da arroba: @.

O sistema de correio eletrónico que usamos hoje em dia assenta quase todo nessa estrutura desenvolvida pelo ‘senhor @’, que também criou os campos das mensagens, como ‘para’ (o destinatário) e ‘assunto’.

Em 2009, o norte-americano foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica (no mesmo ano de Martin Cooper, o ‘pai dos telemóveis’), para além de outras homenagens relevantes como os prémios do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrónicos – IEEE Internet (2004), George R. Stibitz (2000) e da Webby Award (2001).

De acordo com Vinton Cerf, Raymond Tomlinson morreu no sábado, vítima de um ataque cardíaco.

Em destaque

Subir