Nas Notícias

Emagrecer é bom para a saúde, mas pode provocar infelicidade

cancro ovario De acordo com um estudo feito em pessoas com excesso de peso, emagrecer traz benefícios para a saúde, mas pode provocar mau humor e infelicidade. A pesquisa, feita na Universidade College London, na Grã-Bretanha, foi publicada na revista científica PLOS One.

O que mais desejam as pessoas que têm peso excessivo? Perder peso, provavelmente. No entanto, segundo um estudo britânico, emagrecer pode trazer malefícios do foro psicológico, tornando as pessoas mais infelizes.

A pesquisa avaliou 1900 pacientes britânicos com mais de 50 anos e com indicações médicas para perderem peso, por motivos de saúde.

E as conclusões demonstraram que cinco por cento das pessoas que conseguiram perder peso ficaram mais propensos ao mau humor.

“Não queremos desincentivar as pessoas a perder peso, porque traz grandes benefícios de saúde. Mas elas não devem ter a expectativa de que emagrecer vai imediatamente melhorar todos os aspetos das suas vidas”, diz Sarah Jackson, coordenadora do estudo.

Os pacientes foram acompanhados durante os quatro anos que se seguiram ao início da dieta, sendo que os investigadores analisaram dados como pressão arterial e nível de lipídios no sangue.

As pessoas que emagreceram melhoraram estes níveis e tornaram-se, assim, mais saudáveis. No entanto, numa comparação entre as que conseguiram perder peso e aquelas que falharam a dieta, verificou-se que as segundas tinham menos probabilidade de se sentirem tristes.

Os cientistas explicam este estado de espírito com as restrições que uma dieta implica, com fatores sociais – quem tenta emagrecer adota comportamentos como evitar estar com amigos num restaurante, num churrasco, ou numa festa.

Por outro lado, quem faz dieta está mais atento às campanhas publicitárias que prometem o emagrecimento e “expectativas irreais” sobre os efeitos dessa dieta na silhueta.

Ou seja, quem consegue perder peso não conquista o corpo perfeito que pretendia, nem o sorriso de orelha a orelha que se vê nas campanhas.

Esse confronto com a realidade (versus expectativa) provoca mau humor, infelicidade. Assim, as pessoas que estão a tentar perder peso devem ter em consideração de que a realidade que as espera é, acima de tudo, a melhoria da saúde.

Em destaque

Subir