Nas Notícias

Hatra, património da Humanidade, não resistiu ao Estado Islâmico (vídeo)

hatra O Estado Islâmico destruiu a antiga cidade de Hatra, classificada como património da Humanidade. O vídeo foi divulgado um dia após o ISIS ter perdido o controlo de Tikrit, no Iraque. “O Estado Islâmico enviou-nos para destruir estes ídolos”, justificou um dos jihadistas, no vídeo.

A destruição da antiga cidade de Hatra, uma fortificação no norte do atual Iraque que a UNESCO classificada como património da Humanidade, aconteceu mesmo. O ministro do Turismo já tinha alertado para esse cenário, no início de março, mas só agora é que o Estado Islâmico (ISIS, na sigla internacional) mostrou, em vídeo, a destruição de uma herança milenar.

O vídeo, refira-se, surgiu como resposta à perda do controlo de Tikrit. A cidade iraquiana, uma das mais importantes em termos estratégicos no norte do país, foi recuperada pelas tropas da coligação internacional que combate o ISIS.

Um dia depois da derrota em Tikrit, o ISIS mostrou o que melhor sabe fazer: o terrorismo, num vídeo de sete minutos. “O Estado Islâmico enviou-nos para destruir estes ídolos porque eles são adorados em vez de Deus”, justificou um dos jihadistas que aparecem nas imagens.

A cidade de Hatra, fundada há mais de 2300 anos, fora classificada como património da Humanidade por ser “um excecional testemunho de toda uma faceta da civilização assíria e babilónica e da influência dos gregos, persas, romanos e árabes”, tendo sido uma das poucas que resistiu às invasões romanas.

Para além desta cidade fortificada, o ISIS atacou e destruiu também a antiga zona arqueológica de Dur Sharrukin, junto à cidade iraquiana de Jorsabad (a capital da antiga Assíria), a cidade assíria de Nimrud e o Museu da Civilização, em Mosul (Iraque).

 

Em destaque

Subir