Nas Notícias

Em Terra firme: Astronautas regressam após meio ano na ISS

soyuz landing Durante quase meio ano, Maxime Souraïev, Reid Wiseman e Alexander Gerst viveram na Estação Espacial Internacional. Hoje, os três astronautas voltaram a pisar a Terra, aterrando “conforme previsto” no Cazaquistão.

O que fazem um russo, um norte-americano e um alemão numa zona remota do Cazaquistão? Regressam ao planeta Terra, após quase meio ano no Espaço.

Maxime Souraïev (Rússia), Reid Wiseman (EUA) e Alexander Gerst (Alemanha) aterraram hoje, quando eram 3h59 em Portugal continental, depois de cumprirem uma missão de quase seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional).

“A aterragem decorreu conforme previsto”, informou a agência espacial russa, a Roskosmos, em comunicado.

Os três astronautas, que tinham partido para a ISS a 29 de maio, regressaram a bordo da nave Soyouz TMA-13M, que pousou nas estepes do Cazaquistão.

A agência espacial dos EUA, a NASA, destacou a deslocação realizada por Souraïev, Wiseman e Gerst a bordo da ISS: “Durante a estada no espaço, os membros da equipa percorreram mais de 70 milhões de quilómetros”.

Na ISS vive, em permanência, uma equipa composta por seis astronautas, cujos elementos vão rodando (em regra) a cada seis meses.

O projeto da ISS envolve 16 países e tem um orçamento superior a 100 mil milhões de dólares.

Em destaque

Subir