Nas Notícias

Em Portugal há 27 crianças que serão vítimas do tráfico de seres humanos

trafico_de_pessoas

Um organismo do Ministério da Administração Interna revelou que em Portugal vivem 27 crianças que terão sido vítimas do tráfico de seres humanos. Desses 27 menores sinalizados, nove serão oriundos de Angola. Ainda segundo o OTSH, o número de casos suspeitos caiu 36 por cento em 2014.

Em Portugal vivem – ou passaram pelo território – 27 crianças que foram sinalizadas como vítimas do tráfico de seres humanos, de acordo com um relatório do Observatório de Tráfico de Seres Humanos (OTSH).

De acordo com o documento, citado pela Lusa, terão sido detetados um total de 197 casos suspeitos de tráfico de seres humanos ao longo do ano passado, o que representa uma queda de 36 por cento face a 2013.

Sobre as 27 crianças, o OTSH (um organismo do Ministério da Administração Interna) admitiu que a maioria (13) é originária de países comunitários, com a Bulgária a ser o país de origem de quase um terço (quatro).

Mas os casos sinalizados como oriundos de África foram 12, com nove das crianças a serem de origem angolana. Isto significa que só duas crianças não terão sido traficadas de um país da União Europeia ou africano.

Tal como ocorreu nos dois anos anteriores, alguns dos casos de presumível tráfico foram sinalizados como “em trânsito”, o que significa que o destino final das crianças não seria Portugal, mas outro país.

A maioria dos casos foi detetada com base em 18 registos dos Órgãos de Polícia Criminal (OPC), que investigam o eventual envolvimento de menores traficados para exploração laboral e/ou sexual, mendicidade, adoção e venda.

O relatório do OTSH mostrou ainda nove situações de alegado tráfico para a prática de atividades criminosas, seis das quais eram referentes a menores, que terão sido coagidos a praticar furtos.

Uma análise positiva é a queda do número de casos suspeitos de vítimas de tráfico de seres humanos, que no cômputo geral diminuiu 36 por cento em 2014, face ao ano anterior.

Num total de 197 casos sinalizados, a grande maioria (182) reportou a cidadãos nacionais e estrangeiros detetados em Portugal, com apenas 15 portugueses no estrangeiro a serem sinalizados como presumíveis vítimas.

Refira-se ainda que os casos sinalizados de tráfico de portugueses no estrangeiro aumentaram 67 por cento, de acordo com o mesmo relatório anual do OTSH.

Espanha e França são os países mais referenciados, com as alegadas vítimas de origem portuguesa a serem exploradas a nível laboral, sobretudo na agricultura.

Em destaque

Subir