Nas Notícias

“Em Portugal, a união da esquerda fez a força”, escreve o Charlie Hebdo

Charlie_Hebdo_Portugal_900

O jornal satírico Charlie Hebdo elogia a solução de esquerda apresentada por PS, Bloco de Esquerda e CDU. Num artigo de opinião compara Portugal à Grécia (ao Syriza) e sugere a Espanha que aprenda com Portugal.

“Contra a política de austeridade, os comunistas e a esquerda antiliberal parecem dispostos a fazer uma frente comum com o PS. E, como na Grécia, com cedências ao realismo para salvar o essencial: derrotar uma direita antissocial”, escreve Jean-Yves Camus, um politólogo francês, num editorial.

O Charlie Hebdo dedica um editorial à solução governativa proposta pela esquerda portuguesa, liderada por António Costa e com os apoios de Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e Heloísa Apolónia.

Num artigo político e contra a direita da austeridade, Jean-Yves Camus destaca o “realismo” desta união à esquerda em Portugal, negando a tese da “utopia” que está a ser colada a uma coligação – de incidência parlamentar ou governativa – entre os partidos de esquerda com representação na Assembleia da República.

Para Camus, Portugal, e em particular os partidos de esquerda, “deram provas de realismo, mostrando que a esquerda antiliberal pode ser mais do que um protesto”.

Jean-Yves Camus é especialista em assuntos relacionados com a extrema-direita, sendo naturalmente um opositor a essa ideologia.

Mas o politólogo vai mais longe. Além de comparar este Governo de esquerda com a solução grega do Syriza – onde diferentes esquerdas se uniram – espera que Espanha aprenda com Portugal.

“A esquerda espanhola deve retirar lições das eleições portuguesas se quiser, no dia 20 de dezembro, colocar um ponto final no direitista Partido Popular”, defende.

Em destaque

Subir