Nas Notícias

Em Portugal, a pneumonia mata mais do que o cancro do pulmão

Em Portugal, a pneumonia é a doença que mais óbitos provoca. A realidade na União Europeia é, no entanto, diferente: de acordo com o Eurostat, o cancro do pulmão está no topo da lista de doenças mais letais na UE.

O gabinete oficial de estatísticas da União Europeia apresentou dados relativos a 2012, sobre o número de óbitos provocados por doenças do foro pulmonar.

Portugal apresenta uma discrepância relativamente aos outros estados-membros. Se no nosso território a pneumonia mata mais do que o cancro do pulmão, o mesmo não sucede dos restantes países UE, onde este tipo de cancro é a doença mais letal.

Naquele ano, segundo o Eurostat, morreram em Portugal 17 583 pessoas por culpa de uma doença pulmonar – ou seja, 16,3 por cento do total de óbitos em 2012.

Daquelas 17 583 vítimas, 38,6 por cento sucumbiram de pneumonia. ‘Apenas’ 20,9 por cento morreram de cancro de pulmão, sendo que a bronquite e outras doenças crónicas representam 15,9 por cento da mortalidade por doença pulmonar.

Já no total dos países da União Europeia, contam-se 671 900 mortos, sendo que o cancro do pulmão foi a doença que mais matou: 40 por cento das vítimas. A pneumonia apresenta uma taxa bem menor: 19 por cento. Já a bronquite e demais infeções provocaram um quarto de perdas humanas (numa análise apenas a mortes por doença pulmonar).

Ainda na realidade portuguesa, assinalam-se mais mortes entre a população masculina (56,1 por cento) do que a feminina (43,9). Na UE, a tendência é igual: 59,3 por cento de homens e 40,7 por cento de mulheres.

Em destaque

Subir