Tecnologia

Em menos de um dia, o planeta Kepler 78b faz um ano e celebra com um oceano de lava

kepler 78b 210kepler 78bO mais recente planeta a ser descoberto, Kepler 78b, completa uma órbita estrelar em apenas oito horas e meia. Os cientistas acreditam que, por estar tão próximo da estrela, a superfície do Kepler 78b será um gigantesco oceano de lava.

As medições feitas ao mais novo planeta descoberto, o Kepler 78b, demonstram factos curiosos. Embora tenha um tamanho semelhante à Terra, completa uma órbita estrelar (volta em torno de um corpo, no caso a estrela) em apenas oito horas e meio, contra os 365 dias que o nosso planeta necessita para rodear o Sol.

Nas contas dos xientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), este exoplaneta beneficia da juventude da estrela, que gira mais de duas vezes mais rápido do que o Sol, e da proximidade à estrela, cerca de 40 vezes maior curta do que a distância entre Mercúrio e o Sol, para apresentar esta órbita tão acelerada.

Em contraponto, o Kepler 78b, localizado a 700 anos-luz da Terra, terá uma superfície formada por lava. Terá um ambiente tão quente, com temperaturas próximas dos 2700 graus centígrados, que terá um oceano de lava em convulsão.

Os investigadores do MIT estão ainda entusiasmados pela visualização de luz refletida pelo planeta. É a primeira vez que tal acontece num exoplaneta (fora do sistema solar) e permitirá, com o recurso a telescópios mais avançados, chegar a conclusões mais precisas sobre a composição e propriedades da superfície do ‘78b’.

Em destaque

Subir