Tecnologia

Em 2050, Terra não terá recursos para sustentar tanta população

planetaEstudo foi feito para Royal Society e lança o alerta para daqui a 38 anos. Segundo os investigadores, planeta terá entre oito a 11 mil milhões de habitantes, numa altura em que apenas suportará um máximo de nove mil milhões.

Em 2050, daqui a 38 anos, os recursos que o planeta Terra possui não devem ser suficientes para tanta população. Segundo um estudo divulgado esta semana, que cita as previsões da própria ONU, em 2050 as previsões apontam para uma população entre os oito e os 11 mil milhões de pessoas. A Terra aguenta nove.

Para contornar esta tendência, os especialistas desta investigação apontam o consumo excessivo dos países ricos, que contrasta com a pobreza limiar em muitas regiões do mundo, onde existem pessoas que vivem com pouco mais de um dólar por dia.

O mesmo estudo revela ainda um crescimento da população que tem obrigatoriamente de ser travado, visto que em cinco dias nasce em média um milhão de pessoas em todo o mundo.

Entre as recomendações deste grupo de especialistas, liderado pelo Prémio Nobel John Sulston, estão questões importantes como o planeamento familiar, a redução e igualdade no consumo, e a urgente diminuição de dependermos cada vez mais da Terra.

Em destaque

Subir