Nas Notícias

“Em 15 dias a procura cresceu 70 por cento”, diz diretor do Santa Maria

Daniel Ferro, diretor do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), revelou que o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, teve um aumento de procura de 70 por cento em duas semanas.

“Nós esperamos que nas próximas duas semanas esta situação fique controlada, porque a crescer… Só para ter uma ideia, em 15 dias a procura cresceu cerca de 70 por cento”, adiantou o responsável, avisando que, “se a procura crescer mais 80 ou 90 por cento nos próximos dias, não há capacidade no sistema”.

“É preciso, nesta altura, que esta situação estabilize e que estabilize mesmo”, frisou o responsável do CHULN, que abrange ainda o Hospital Pulido Valente.

No Santa Maria, esperam-se a breve prazo picos de procura “todos os dias”. Ainda assim, até ao momento não foi necessário encaminhar doentes para outras unidades.

“No âmbito da ‘urgência covid’, nas próximas horas, o hospital irá reforçar a capacidade de resposta desta urgência com uma segunda estrutura, junto à Urgência Central, com capacidade para cerca de 10 doentes, pelo que os atuais postos de atendimento/boxes/quartos da urgência autónoma passarão de 33 para 51 durante a próxima semana”, anunciou o hospital.

Em destaque

Subir