Velocidade

ELMS: Vitória brilhante de Filipe Albuquerque nas 4 Horas de Imola

AlbuquerqueImola314AlbuquerqueImola314 600Filipe Albuquerque alcançou este domingo a vitória que lhe tinha escapado na primeira prova do campeonato European Le Mans Series, ao impor-se nas 4 Horas de Imola, onde mais uma vez dividiu o Zytek LMP2 da Jota Sport com os britânicos Harry Tinknell e Simon Dolan.

O piloto português já tinha dado o mote ao conseguir a ‘pole position’ na qualificação realizada de manhã, e depois na corrida confirmou o excelente andamento na segunda hora deprova, tal como sucedeu com Tinknell, escolhido para realizar o início da prova e que manteve a liderança até à troca de pilotos.

Embora Dolan tenha sido mais lento no primeiro turno que realizou, Albuquerque conseguiu recuperar posições e levar o Zytek da Jota Sport ao segundo posto. Depois Christian Klien ainda ultrapassou o inglês e chegou a passar pela liderança, até o Morgan Judd da Morand Racing ficar sem combustível.

Este percalço abriu caminho para a vitória de Dolan, Tinknell e Albuquerque, que no pódio final foram acompanhados por Vicent Capillarire e Jan Charouz, segundos no Oreca Nissan da SLR, enquanto Oliveir Webb, Nelson Pantiaticci e Paul Chatin foram terceiros no Alpine Nissan da Signatech.

AlbuquerqueImola414 601“Foi uma corrida de nervos, muito emocionante, e uma vitória totalmente merecida. Consegui fazer a ‘pole’, fiz a volta mais rápida e no final subimos ao lugar mais alto do pódio”, começou por dizer Filipe Albuquerque no final.

“Estamos todos de parabéns. Agora é continuar com este ritmo nas três provas que faltam e lutar pelo título no campeonato na última prova no Estoril”, prosseguiu o piloto de Coimbra.

“As vitórias dão motivação e confiança. Não posso esquecer que a minha participação neste campeonato visa preparar da melhor forma as 24 Horas de Le Mans. A prova que se segue para mim. Chegar a Le Mans vindo de uma vitória é excelente”, concluiu Filipe Albuquerque que agora se foca na grande ‘clássica’ de resistência.

Classificação

1.º Dolan/H. Tincknell/Albuquerque (Zytek Nissan) 139 voltas
2.º Capillarire/Charouz (Oreca Nissan) + 28,869s
3.º Chatin/Panciatici/Webb (Alpine Nissan) + 42,679s
4.º Kimber-Smith/McMurry (Zytek-Nissan) + 1 volta
5.º Thiriet/Badey/Gommendy (Morgan Nissan) +  2 voltas
6.º Schell/Leutwiler/Coleman (Morgan Nissan) + 2 voltas
7.º Bertolini/Shaitar/Zlobin (Ferrari) + 5 voltas
8.º Kemenater/Cressoni (Ferrari) + 5 voltas
9.º McKenzie/Richardson/Zampieri (Ferrari) + 5 voltas
10.º Talkanitsa/Talkanitsa Jr/Kaffer (Ferrari) + 5 voltas

Em destaque

Subir