Velocidade

ELMS: Acidente rouba vitória certa a Filipe Albuquerque em Silverstone

AlbuquerqueSilverstone314AlbuquerqueSilverstone314 600Filipe Albuquerque merecia mais sorte, depois de ter liderado de forma avassaladora o primeiro terço das 4 Horas de Silverstone, que este sábado marcaram o arranque do campeonato European Le Mans Series.

É que a pouco mais de 40 minutos do final, quando o seu companheiro de equipa Simon Dolan estava aos comandos do Zitek n.º38 da Jota Sport, envolveu-se num aparatoso acidente que ditou o abandono, embora o piloto britânico tenha saído bastante combalido.

Albuquerque realizou o primeiro turno de condução, aproveitando a ‘pole position’ conquistada de manhã pelo seu companheiro de equipa Harry Tinknell para assumir a liderança e rapidamente se asfastar de todos os adversários.

O piloto português chegou a deter mais de 20 segundos de vantagem sobre o segundo classificado antes de entregar o volante do Zytek branco a Simo Dolan ao fim de 50 minutos de prova. O inglês deveria estar mais de duas horas ao volante, mas na dobragem a um Ferrari da categoria GTE acabou por não evitar a saída de pista e uma forte colisão contra o muro que deixou o LMP2 bastante danificado.

“É difícil julgar o que aconteceu. O acidente foi violento mas o mais importate é que o Simon esteja bem. Ele estava a fazer uma corrida notável e claro que o que aconteceu nos deixa a todos frustrados. Mas as corridas são assim”, comentou Albuquerque.

“Temos de olhar em frente e fazer o nosso melhor nas restantes provas a ver o que acontece. É a única coisa que pode estar ao nosso alcance”, acrescentou o piloto de Coimbra já a pensar nas quatro restantes provas do ELMS.

A corrida foi ganha pelo Morgan Nissan da TDS Racing, depois de uma decisiva ultrapassagem de Tristan Gommendy a Michel Frey a poucos minutos do fim, dando assim o triunfo à formação francesa, para a qual guiaram os também gauleses Ludovic Badey e Pierre Thiriet.

Em destaque

Subir