Desporto

Eliseu escapa ao castigo: Conselho de Disciplina arquiva auto

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol arquivou, nesta terça-feira, o auto contra Eliseu. Em causa estava o lance que envolveu o defesa-esquerdo do Benficae o jogador Diogo Viana, do Belenenses.

O Conselho de Disciplina decidiu não castigar Eliseu, defesa do Benfica que escapou a um cartão vermelho, num lance avaliado pelo árbitro,Rui Costa, e pelo vídeo-árbitro, Vasco Santos.

Na base desta decisão está o argumento de que aquele órgão federativo não se poder sobrepor a decisões de arbitragem. “Se a um agente de arbitragem não compete avaliar atos ou omissões de agentes e aplicar as normas constantes do Regulamento Disciplinar, ao Conselho de Disciplina, por sua vez, por via de regra, não lhe cabe aplicar as leis do jogo”, alega o órgão liderado por José Manuel Meirim.

“Nos casos em que um determinado ‘lance de jogo’ seja observado e avaliado pelos agentes de arbitragem, não será o Conselho de Disciplina que, sobrepondo-se àquele juízo qualificado, irá determinar se ocorreu, ou não, uma violação intolerável das Leis do Jogo quando estas tenham um cariz vincadamente técnico”, fundamenta ainda o Conselho de Disciplina, no acórdão a que a agência Lusa teve acesso.

Recorde-se que a entrada de Eliseu foi alvo de uma decisão do juiz da partida, que não vislumbrou qualquer falta, apesar de as imagens comprovarem o contrário.

“Com os fundamentos expostos, o Conselho de Disciplina (…) considera inexistirem indícios claros da prática de infração disciplinar, pelo que decide arquivar o auto”, conclui o acórdão.

Em destaque

Subir