Motores

Elisabete Jacinto terceira entre os camiões no começo do Africa Eco Race

elisabetejacintoafricaecorace5

Elisabete Jacinto iniciou de forma auspiciosa a nona edição do Africa Eco Race. Não apenas ultrapassou com sucesso o setor seletivo de 86 quilómetros que constava da primeira etapa, como o conseguiu realizando o terceiro tempo entre os camiões.

A piloto da equipa Bio-Ritmo completou o percurso desta etapa inagural em 1m14m50s, a apenas oito minutos do primeiro classificado da categoria T4, o russo Andrey Karginov, da Kamaz, líder dos camiões e quarto da classificação geral absoluta.

A jornada não foi simples, uma vez que grande parte do traçado era composto por caminhos estreitos e sinuosos, e acabou por ser um primeiro dia bastante exigente “a especial de hoje foi curta, mas nem por isso foi fácil”, conta Elisabete Jacinto.

“O percurso era estreito, cheio de valas, buracos e muros. Este é um dia que serve para nos adaptarmos e sintonizarmos com a corrida e acabou por ser uma especial um pouco intimidante devido às surpresas constantes que fomos apanhando pelo caminho. Mas, de uma forma geral, correu tudo bem. Andamos algum tempo no pó do Tomecek, mas não tivemos nenhum problema a registar”, sublinha a piloto do Montijo.

elisabetejacintoafricaecorace6

Esta terça-feira cumpre-se a segunda etapa, que inclui uma especial de 370 quilómetros cronometrados e vai contar com os primeiros cordões de dunas desta nona edição da grande maratona africana.

A travessia do Erg Chebbi, apesar de comum, é sempre um grande desafio para os concorrentes. Depois de ultrapassadas as dunas o percurso segue por um troço rápido que logo dará lugar a uma típica pista marroquina com muita pedra e areia. Antes de atingirem o ‘bivouac’ (acampamento), que está localizado perto de Tangounite, os pilotos terão que enfrentar um último desafio: a travessia do Oued Draa.

Em destaque

Subir