Motores

Elisabete Jacinto em segundo nos camiões em Marrocos

Elisabete Jacinto teve um dia muito positivo na segunda etapa do Morocco Desert Challenge, que se está a disputar em Marrocos. A piloto portuguesa conseguiu ser a quarta mais rápida na tirada que se disputou esta terça-feira entre Icht e Foum Zguid. O que lhe permitiu ascender ao segundo posto da classificação geral dos camiões.

Elisabete e a equipa Bi-Ritmo estão agora a 14 minutos do terceiro classificado na competição dos ‘pesados’, o holandês Gert Huzink, que já venceu a prova em 2015..

Na especial, composta por 359 quilómetros cronometrados, predominaram as pistas rápidas muito favoráveis aos veículos mais potentes. Ainda assim, Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho gastaram apenas mais 15 minutos para o belga Igor Bouwens que, aos comandos de um IVECO, se classificou no terceiro posto desta etapa. A formação lusa foi ainda nove minutos mais rápida que o sexto classificado da categoria automóvel, posição ocupada pelo francês Michel Visy.

“Esta etapa foi bem diferente em comparação à de ontem. Andámos sempre em pistas bastante rápidas e em alta velocidade. Como os outros camiões são mais potentes acabaram por nos ultrapassar rapidamente”, começou por contar.

“No entanto, esta posição é, de certa forma, até confortável porque amanhã vamos entrar nas dunas e é bom haver outros camiões à nossa frente para podermos ir nos seus trilhos. Fizemos toda a etapa sem problemas e correu tudo bem”, revelou ainda a piloto portuguesa.

Para a terceira etapa, enrre Foum Zguid e Oum Jrane, está reservado um dia com uma grande variedade de pisos que vão alternar entre pistas rápidas e técnicas e pisos mais lentos, com muitas pedras e valas profundas. A navegação vai ser, uma vez mais, complexa. Será na travessia do Lac Iriki e nas passagens pelas imensas dunas do Erg Chegaga que vão surgir as maiores dificuldades desta especial composta por 345 quilómetros cronometrados.

Em destaque

Subir