Motores

Elisabete Jacinto segue líder dos camiões no Africa Eco Race

Um dia depois de ter ganho uma etapa no Africa Eco Race, Elisabete Jacinto teve uma jornada muito positiva na tirada que hoje se cumpriu na Mauritânia.

Na tirada que ligava Chami a Azougi, que incluía uma especial de 445,12 quilómetros, a piloto portuguesa e os seus companheiros de equipa, José Marques e Marco Cochinho, gastaram 6h29m26s, terminando atrás do vencedor dos T4, o belga Noel Essers, que gastou menos 11 minutos que a tripla do MAN TGS # 404 da equipa Bio-Ritmo.

Fotos: AIFA

Em termos absolutos da classificação conjunta automóveis/camiões, Elisabete foi a nona mais rápida, depois de ter imprimido um andamento rápido e consistente, mesmo que o percurso fosse feito inteiramente em pistas de areia e dunas. Isto permite à piloto do Montijo seguir na liderança dos camiões, com uma vantagem de duas horas sobre Noel Essers em termos de classificação geral após esta oitava etapa.

“Foi um dia difícil. Foi uma daquelas etapas demolidoras e esgotantes. Fizemos os primeiros 100 quilómetros sempre na areia mole e havia muita erva e por isso tínhamos que andar devagarinho para conseguir passar. Também foi uma especial complicada em termos de navegação”, começou por referir Elisabete Jacinto à chegada ao ‘bivouac’.

A piloto portuguesa explicou também: “Conseguimos terminar bem porque agora posso baixar a pressão dos pneus e a potência do motor permite-me avançar com uma maior facilidade. Este tipo de etapa é arrasador e recordo que noutras alturas ficávamos enterrados e era deveras cansativo. Mas, desta vez não parámos e não tivemos que cavar vez nenhuma o que nos deixa muito satisfeitos. Foi, sem dúvida, mais uma boa jornada”.

Esta oitava jornada deveria ter sido a segunda parte de uma etapa maratona que acabou por ser inviabilizada, por decisão do diretor de prova, devido aos atrasos sofridos na entrada na Mauritânia.

Amanhã tem lugar nona etapa do Africa Eco Race 2019. Considerada uma das especiais mais agradáveis desta 11ª edição, os concorrentes terão a oportunidade de aproveitar ao máximo as paisagens deslumbrantes do deserto da Mauritânia. Este será o segundo setor seletivo cumprido em circuito e conta com um total de 374,10 quilómetros cronometrados.

Em destaque

Subir