Motores

Elfyn Evans lidera a Volta à Córsega

Elfyn Evans é o surpreendente líder da Volta à Córsega, cumprido que foi hoje o primeiro dia desta quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis.

O galês da M-Sport Ford assumiu o comando do rali na primeira especial da tarde, mas ‘apanhou’ Kris Meeke a poucos quilómetros do final da sexta especial (Alta-Rocca) sem o conseguir ultrapassar, já que a estrada era muito estreita.

Como resultado do percalço Evans perdeu 10 segundos para Ott Tanak, que significaria que o galês teria de partir para a etapa de sábado cinco segundos atrás do líder do estónio da Toyota, líder do campeonato.

Mas os comissários desportivos, depois de visualizarem as imagens do interior do Fiesta RS WRC do galês aperceberam-se da situação e atribuíram ao galês o mesmo tempo de Tanak. O que significa que o piloto da Ford irá partir para a etapa de amanhã 4,5s à frente do estónio da Toyota.

“Perguntamos aos comissários pelo tempo de Tanak e não há dúvida que o que o Kris (Meeke) fez foi propositado. Elfyn disse-o no final da classificativa. É uma daquelas coisas…”, desabafou mais tarde Richard Millener, o diretor da equipa M-Sport Ford.

Meeke diz que o que sucedeu é que tinha estragos na suspensão traseira do seu Yaris WRC e pediu imediatamente desculpas a Elfyn Evans após a especial. “Falei com o Seb (Sebastian Marshall o navegador) na partida para o troço e pensei que Elfyn partiria três minutos depois de nós. Tenho pena por Elfyn. Não queria envolver-me na corrida pela liderança”, justificou mais tarde o norte-irlandês.

Atrás dos dois primeiros colocaram-se Thierry Neuville e Dani Sordo, nos dois Hyundai ainda em luta depois de Sebastien Loeb ter sofrido uma saída de estrada na primeira especial, perdendo dois minutos com os danos sofridos na coluna de direção do seu i20 Coupé WRC.

O Campeão do Mundo Sebastien Ogier também teve um dia complicado ao fazer um pião num gancho, tal como seu companheiro de equipa Esapekka Lappi. Isso fez os dois pilotos da Citroën perderem tempo e terminarem o dia apenas no sexto e sétimo posto, atrás do segundo melhor representante da M-Sport Ford, Teemu Suninen.

Classificação após a 6ª PE
1º Elfyn Evans/Scott Martin (Ford) 1h09m39,6s
2º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) + 4,5s
3º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 9,8s
4º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 26,1s
5º Teemu Suninen/Markku Salminen (Ford) + 30,9s
6º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën) + 36,3s
7º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën) + 46,3s
8º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai) + 2m27,9s
9º Eric Camilli/François Buresi (Volkswagen) + 2m46,5s
10º Yohann Bonato/Benjamin Boulloud (Citroën) + 3m06,4s

Em destaque

Subir