Motores

Elfyn Evans é líder surpresa na Córsega

EfynEvansCorsega115

Elfyn Evans é o líder supresa do Rali da Córsega, que este fim-de-semana se está a disputar naquela ilha francesa do Mediterrâneo, após um primeiro dia pleno de supresas.

Ninguém vaticinava que nenhum dos pilotos da Volkswagen estivesse no topo da classificação, sobretudo depois de Sebastien Ogier ter sido o mais rápido na primeira especial.

O piso molhado das especiais aconselhava uma toada cautelosa que o campeão do mundo adotou. E isso talvez tenha explicado porque razão Robert Kubica fez exatamente o mesmo tempo de Ogier.

A terceira marca conseguida por Jari-Matti Latvala mostrava que os homens da Volkswagen poderiam assumir o controlo da prova a qualquer momento. Contudo a anulação da segunda classificativa (Cazamozza) devido a uma enxurrada, acabou por tornar o derradeiro troço do dia bastante decisivo. E aí Elfyn Evans foi melhor, assumindo o comando do rali.

KevinAbbringCorsega115

Também mais adaptado às condições da especial, o holandês Kevin Abbring ascendeu ao segundo lugar, tornando-se também de forma surpreendente o melhor elemento da Hyundai, enquanto Latvala perdeu tempo mas manteve o terceiro posto.

É certo que as condições em que decorreu este primeiro dia de prova foram muito especiais, e nem o próprio Evans está muito confiante na sua liderança, mas o facto do britânico da M-Sport conseguir mais de um minuto de vantagem sobre Sebastien Ogier e mais de 22 sobre Jari-Matti Latvala faz perceber que tanto o francês como o finlandês não vão ter tarefa fácil na tirada deste sábado.

Piso molhado, pedras e mesmo terra num troço que deveria ser apenas de asfalto complicou e muito a tarefa ao campeão do mundo, mas o furo que sofreu não estava no ‘programa’ e acabou por atirar Ogier para a 10.ª posição.

Isto antes do francês da Volkswagen ter problemas de transmissão no seu Polo R WRC que o obrigam a recorrer à regra Rally 2 para voltar à prova no sábado, mas com uma penalização que o afasta definitivamente da luta pela vitória.

O campeão do mundo não foi o único a ter problemas, já que Dani Sordo também sofreu um furo que lhe custou quase dois minutos, descendo para fora do top dez. Isto depois da Hyundai ter perdido os serviços de Thierry Neuville, depois do belga ter danificado a suspensão direita traseira do seu i20 WRC na primeira especial.

RobertKubicaCorsega115

Classificação após a 3.ª Pe
1.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) 46m18,5s
2.º Kevin Abbring/Scott Marshall (Hyundai) + 18,7s
3.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 22,9s
4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 38,8s
5.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 40,3s
6.º Stéphane Sarrazin/Jacques Renucci (Ford) + 43,1s
7.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 44,5s
8.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 47,0s
9.º Bryan Bouffier/Thierry de La Haye (Ford) + 1m04,8s
10.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 1m13,2s

Em destaque

Subir