Mundo

Elevador do hospital corta mãe a meio e poupa bebé acabada de nascer

Uma falha num elevador do hospital fez com que uma mulher de 25 anos morresse instantes depois de dar à luz. A maca com a mãe estava a sair do elevador quando este começou a subir. Rocio Cortes Núnez morreu, mas a bebé escapou ilesa.

O incidente ocorreu quando a parturiente ia ser levada, de maca, do segundo para o terceiro piso do Hospital Virgem de Valme, em Sevilha (Espanha).

O elevador começou a subir quando as portas ainda estavam abertas e a maca que levava Rocio Cortes Núnez, que momentos antes dera à luz Triana, estava a sair do equipamento.

“Isto não vai ficar assim”, reagiu o marido, Jose Gaspar, em declarações ao Diario de Sevilla: “Hoje foi a Rocio, mas amanhã pode ser outra pessoa. Estou completamente devastado”.

Na altura do acidente, a mãe de Rocio sentiu “o coração parar”. Eram 14h30 e estava numa sala de espera e apercebeu-se, nessa altura, dos comentários sobre “um acidente com os elevadores”.

“Já tinha perguntado pela minha filha, mas ninguém me dizia nada. Ela tinha dado à luz às 11h00 e fui pedir informações, foi quando me disseram que uma jovem tinha morrido e só mais tarde confirmaram que tinha sido a minha filha. Não podia ter tido morte mais cruel”, lamentou Carmen.

De acordo com a família, um funcionário do hospital, irritado por as portas não fecharem, resolveu tirar a maca para irem noutro elevador.

Uma fonte do hospital, não identificada pelos jornais locais, revelou que os bombeiros demoraram duas horas a conseguir chegar às partes do corpo que ficaram presas entre o elevador e a parede do poço.

Triana, a recém-nascida, também estava na maca, mas escapou ilesa.

“Alguém tem de ser responsabilizado, isto não pode ficar impune”, promete o cunhado, David Gaspar: “Ninguém consegue entender como é que foi possível isto ter acontecido”.

Em destaque

Subir