Economia

Eletricidade: INE aponta quebra histórica no consumo após aumento da taxa de IVA

contador_eletricidadeOs portugueses estão a poupar na eletricidade, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta para uma quebra histórica no consumo, no primeiro mês do ano de 2012, em consequência do aumento do IVA. Esta tedência verifica-se desde o último trimestre de 2011. A REN aponta um decréscimo de 6,3 por cento em janeiro, comparativamente com igual período do ano passado.

O aumento da carga fiscal na eletricidade explica esta quebra no consumo em janeiro de 2012. Segundo o INE, que analisa dados da REN, há 20 anos que não se verificava um decréscimo tão significativo.

O decréscimo no consumo nas faturas dos portugueses atingiu os 6,3 por cento em janeiro do ano em curso, comparativamente com o mesmo mês de 2011. 

A redução das contas de eletricidade é uma tendência verificada desde o último trimestre de 2011 e que se prolonga em janeiro de 2012. Coincide com os aumentos do IVA na eletricidade, aplicadas pelo Governo, que eliminou a taxa intermédia de 13 por cento e passou a cobrar 23 por cento de IVA, nas faturas da eletricidade e do gás.

Em destaque

Subir