Economia

Eletricidade: Aumento dos preços em Portugal é o quarto maior na União Europeia

eletricidadeA tarifa de eletricidade para o consumo doméstico teve, em Portugal, a quarta maior subida de toda a União Europeia, na comparação entre os segundos semestres de 2011 e 2012. Só em Chipre, Grécia e Itália, adianta hoje o Eurostat, é que os aumentos foram superiores.

A eletricidade em Portugal continua a ser das mais caras da União Europeia (UE), com o aumento de preço para o consumidor doméstico registado no segundo semestre de 2012, por comparação com igual período de 2011, a ser o quarto maior da Europa. De acordo com os dados hoje revelados pelo Eurostat, a tarifa aumentou 9,7 por cento, acima dos 6,6 da média europeia.

Os aumentos da eletricidade, no período reportado, apenas foram mais graves no Chipre, com 21 por cento, na Grécia (15) e em Itália (11 por cento). A Irlanda partilhou os 9,7 por cento registados em Portugal.

O Eurostat adiantou ainda que, no segundo semestre do ano passado, o aumento médio homólogo do preço foi de 6,6 por cento na UE e de 6,1 por cento na zona euro. Em Portugal, a medida de 100 quilowatts (kWh) ficou mais cara 20,6 euros, um valor semelhante ao registado na média da UE: 19,7 euros.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir