Ciência

Eles vivem na estação espacial há 15 anos, num laboratório em movimento

Foram completados nesta semana 15 anos desde que a Estação Espacial Internacional recebeu os primeiros astronautas: William Sheperd, Sergei Krikalev e Yuri Gidzenko. O laboratório em movimento, que viaja a oito quilómetros por segundo, foi colocado em órbitra no ano de 1998. E a primeira tripulação chegou dois anos mais tarde, em novembro.

Desde novembro de 2000, moram na Estação Espacial Internacional os primeiros astronautas. Outros cosmonautas e astronautas participam em missões temporárias.

Nesta semana completaram-se 15 anos desde que os primeiros astronautas chegaram à estação espacial, formando a tripulação ‘Expedition One’.

William Sheperd, Sergei Krikalev e Yuri Gidzenko fazem parte da primeira tripulação que durante estes 15 anos desenvolveu diversas missões, para diferentes países que procuram compreender o espaço, sendo que Marte é o principal alvo de pesquisa.

No dia 2 de novembro celebrou-se uma década e meia de exploração espacial naquela estação (com aqueles astronautas). De forma permanente, humanos permanecem longe do mundo, ao serviço da Humanidade.

Vivem num laboratório em movimento, que viaja pelo espaço a uma velocidade de oito quilómetros por segundo. Outros cosmonautas são chamados a missões em órbitra, mas regressaram depois de cumpridas.

A estação gravita a uma distância que varia entre os 340 e os 350 quilómetros e pode ser vista a partir do Planeta Azul. Diariamente, completa 15,77 órbitras.

EUA, Rússia, Canadá, Japão e alguns países europeus estão envolvidos neste gigantesco projeto que nos fornece conhecimento constante, analisando matérias relacionadas com a astronomia, mas também com a biologia, física e até a meteorologia.

Os 15 anos foram assinalados no passado dia 2 de novembro, numa altura em que a Nasa está a contratar astronautas, mas novas missões semelhantes.

A estação é um projeto no qual colaboram 16 países (embora financiado, na maioria, por EUA e Rússia), que tem em permanência uma equipa que cumpre missões de meio ano.

 

Veja imagens da Terra, captadas a partir da Estação Espacial Internacional.

Em destaque

Subir