Nas Notícias

Elefantes: 11 mil mortos só no Gabão, desde 2004, devido ao comércio ilegal de marfim

elefantes gabaoO Gabão perdeu, em menos de uma década, dois terços dos elefantes. A espécie está a perder a guerra contra a caça ilegal, sobretudo devido ao comércio de marfim para a Ásia. “Apesar dos esforços, continuamos a perder elefantes todos os dias para o mercado negro do marfim”, reconhece Lee White.

O número de elefantes mortos no Gabão desde 2004 ascende aos 11 mil. As contas são da agência que gere os parques nacionais (ANPN, na sigla em francês), e referem-se só as perdas registadas no Parque Nacional de Minkébé. “Se não revertermos a situação rapidamente, o futuro dos elefantes em África estará comprometido”, admitiu Lee White, diretor da ANPN.

Em comunicado, a agência revela que a população de elefantes é, no Gabão, apenas um terço da que existia há nove anos. “Pensávamos que a população de elefantes do Gabão tinha diminuído mais lentamente do que no resto da região, mas o país tem enfrentado uma série de casos de caça ilegal ao longo dos últimos anos”, complementa Lee White.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir