Mundo

El Chapo, o barão da droga, ameaça o ISIS: “Os meus homens vão acabar convosco”

el chapo v2Potências nucleares, a Máfia siciliana, gangues e agora um cartel da droga: o ISIS não para de fazer inimigos. ‘El Chapo’, o barão da droga que fugiu de uma prisão de segurança máxima, mandou o filho dar um recado aos jihadistas: “Sois uns cobardes e os meus homens vão acabar convosco”.

Há desde já um detalhe que convém ser realçado: o Sinaloa, o cartel liderado por ‘El Chapo’, não é uma das grandes redes do tráfico de droga no México: é ‘só’ o maior e o mais letal cartel do mundo.

Como o famoso barão da droga está a esconder-se das autoridades mexicanas, depois de evadir-se (pela segunda vez!) de uma prisão de segurança máxima, mandou um dos filhos enviar um email (devidamente encriptado) para Abu Bakr al Baghdadi, o líder do Estado Islâmico.

Partes da carta foram ‘reveladas’ a um blogue mexicano que tem servido como ‘porta-voz’ de alguns dos interesses do Sinaloa.

“Vocês não são soldados. Vocês não passam de reles ‘p*ssies’. O vosso deu não vos pode salvar do verdadeiro terror que os meus homens vão impor se continuarem a perturbar as minhas operações”, ameaçou ‘El Chapo’.

“Operações”, sim: o Sinaloa, tal como os outros dois maiores cartéis (as FARC, da Colômbia, e os Los Zetas, também do México), tem vindo a conquistar território no Médio Oriente, terra onde os magnatas do petróleo adoram ‘drogas de festa’ como a cocaína e o ecstasy. Só que, pelo que a carta revela, o ISIS tem interrompido as redes de ‘entrega’.

“Os meus homens vão acabar convosco”, prometeu ‘El Chapo’: “O mundo não é vosso para imporem leis. Eu lamento pelo próximo filho da p*** que tente interferir com os negócios do Cartel Sinaloa. Vou arrancar-lhe o coração e a língua”.

A organização de ‘El Chapo’ junta-se assim à improvável coligação de aliados contra o Estado Islâmico. Se a união de estados soberanos (e potências militares) como os EUA, a França, a Rússia e o Reino Unido era de certa forma expectável, a entrada em cena da Máfia siciliana, de um gangue motoqueiro holandês e dos dois gangues que disputam o domínio de Los Angeles (os Bloods e os Crips) tem surpreendido o mundo.

Só faltava, até hoje, um poderoso cartel da droga…

Em destaque

Subir