Mundo

Eis a solução da Grécia: alugar polícias para ajudar a combater a crise

policia_gregoÉ uma medida original, que surgiu dos gabinetes do Ministério de Proteção Cidadã, para ajudar a Grécia na recuperação económica, numa altura em que o país enfrenta um cenário de caos social e de crise. Nunca um polícia fora tão requisitado, em solo helénico. Custam 30 euros por hora.

Numa altura em que aumentam os confrontos sociais na Grécia, o Governo decidiu rentabilizar as suas forças de segurança: vai alugar polícias, a um custo de 30 euros por hora, sendo que o executivo helénico ainda propõe uma solução: vai colocar ao dispor as viaturas da polícia, a 10 euros por hora.

A ideia é do Ministério de Proteção Cidadã, que pretende retirar partido das suas forças de seguranças, transformando-as num produto, numa altura de tensão social, onde se repetem manifestações e as cargas policiais.

O Governo pretende colocar ao dispor dos cidadãos um serviço de aluguer de polícias, que concorrerão com as empresas privadas de segurança, ou poderão ser um reforço do contingente destas empresas. Com esta medida, o Ministério de Proteção Cidadã quer recuperar os depauperados cofres públicos, incentivando ao aluguer de polícias que cumprirão um papel que cabe ao Estado grego: manter a ordem pública.

Com um polícia a 30 euros por hora, os cidadãos ou empresas podem também alugar um veículo policial, a 10 euros à hora. O Governo está com dificuldade em assegurar financiamento para a resposta às constantes manifestações e transformar os polícias em agentes de segurança privados. Os polícias alugados trazem todo o equipamento que utilizam ao serviço do Estado.

Em destaque

Subir