Mundo

Edward Snowden, o próximo Nobel da Paz? Deputados da Noruega apresentam candidatura

snowden 210snowden bigDois deputados noruegueses avançaram com o nome de Edward Snowden, o antigo analista da NSA, para o Prémio Nobel da Paz. Solhjell e Valen defendem que as revelações do antigo espião contribuíram para o regresso da confiança e da transparência.

Edward Snowden integra a lista dos possíveis vencedores do próximo Prémio Nobel da Paz. O nome do antigo analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla original) foi proposto por Baard Vegard Solhjell e Snorre Valen, deputados noruegueses eleitos pelo Partido Socialista de Esquerda da Noruega.

De acordo com a carta que os parlamentares entregaram, ontem, à Comissão Nobel, a distinção iria reconhecer o trabalho de Snowden, ao revelar a natureza das atividades de espionagem e o conteúdo técnico, como um contributo para o regresso da confiança e da transparência, valores considerados fundamentais para a segurança global, e a abertura de um debate público sobre os princípios da vigilância eletrónica.

“Um mundo pacífico depende da confiança entre Nações e entre pessoas. Nada disso será possível sem um nível básico de confiança. Edward Snowden revelou a natureza e a capacidade tecnológica da vigilância moderna”, sustentaram Valen e Solhjell, este último um antigo ministro da Educação da Noruega.

Os prémios Nobel serão entregues em outubro, mas as candidaturas terão de ser apresentadas à Comissão até sábado.

Em destaque

Subir