Nas Notícias

EDP: Projeto eólico WindFloat vai ser testado na Póvoa de Varzim (vídeo)

Chama-se “WindFloat” e é um projeto de energia eólica montado no mar, no qual a EDP vai apostar, com um investimento que ronda os 20 milhões de euros. Poderá permitir a criação de 8000 postos de trabalho.

Póvoa de Varzim será o destino final da estrutura que está a ser montada na Lisnave, em Setúbal. Trata-se de um projeto de energia eólica, que resulta de uma aposta da EDP, através do seu Departamento de Inovação.

E é precisamente de inovação que se trata, porque o WindFloat consiste em aproveitar um recurso ilimitado, através das mais modernas tecnologias na área da energia renovável.

O projeto – cuja apresentação decorreu hoje – acarreta um investimento na ordem dos 20 milhões de euros, que pode gerar a criação de 8000 novos empregos, ao mesmo tempo que dinamiza setores da economia que estão adormecidos.

O que é o WindFloat?

WindFloat [ou “vento flutuante”] é uma estrutura de apoio flutuante para turbinas eólicas, com um design simples e económico. Permite colocar no mar projetos de que Portugal dispõe, mas longe da área marítima.

As suas características inovadoras permitem reduzir a necessidade de operações de montagem e manutenção. Vários projetos estão em desenvolvimento para a instalação de unidades comerciais, quer na Europa, quer nos EUA.

O design do WindFloat torna possível montar a estrutura em terra. Depois, é transportada para a localização desejada. Também na montagem os custos são mais reduzidos, quando comparados com os projetos eólicos tradicionais.

Veja as imagens de um projeto de WindFloat:

Em destaque

Subir