Nas Notícias

EDP avançou com corte de luz a 780 famílias por dia, em 2013, por incumprimento contratual

edp 1No total, a EDP suspendeu serviços de eletricidade a 285 mil famílias, no ano de 2013, por falta de pagamento das faturas da luz. Este número corresponde a uma média de 780 cortes por dia. Os clientes em falta que foram alvo desta medida drástica representam cinco por cento do universo total de clientes da empresa.

Foram 285 mil famílias em 2013, uma média de 780 clientes por dia, representantes de cinco por cento do universo total de clientes da EDP. Eis os números relativos a cortes de eletricidade no ano passado, segundo adianta a agência Lusa.

Em comparação com o ano de 2012, verifica-se uma situação semelhante. A EDP tem cerca de 5,7 milhões de contratos de abastecimento de eletricidade, sendo que as situações de incumprimento não aumentaram, entre os anos de 2012 e 2013.

“Os comercializadores do Grupo EDP (EDP Serviço Universal e EDP Comercial) têm acompanhado, ao longo dos últimos meses, com o cuidado que a situação merece, a situação dos clientes com dívidas em atraso, sendo que, em termos globais, a situação se tem mantido relativamente estável”, realça uma informação da empresa, divulgada pela agência Lusa, que cita fonte da EDP.

Ainda segundo a mesma fonte, o corte do serviço de eletricidade só avança em último recurso. E o cliente que está em situação de incumprimento recebe um pré-aviso com algumas semanas de antecedência, onde é alertado para a situação. Ao mesmo tempo, a EDP alerta para a necessidade de cumprimento dos contratos.

Após o corte de luz, na “esmagadora maioria” dos casos verifica-se o pagamento das faturas em atraso e a elétrica procede de imediato à reposição do serviço.

Ainda de acordo com a agência Lusa, a empresa de eletricidade não adianta os valores que estas dívidas de consumidores representam.

Mas dá conta de um aumento do valor no que diz respeito a contratos domésticos – mais 15 por cento – e uma redução “significativa” nos contratos empresariais.

Em destaque

Subir