Motores

Edoardo Mortara conquista Taça do Mundo de GT

Depois de se ter imposto sábado na corrida de qualificação da Taça do Mundo de GT em Macau, Edoardo Mortara repetiu a ‘dose’ no confronto principal disputado este domingo no Circuito da Guia. O italiano da Mercedes logrou o seu quinto êxito na prova, o que o coloca ao mesmo nível de Robert Huff como ‘expert’ do traçado do antigo território português do extremo oriente.

Mortara impôs-se numa prova com muito menos incidentes do que na véspera, com a Direção de Prova a tomar algumas precauções face ao piso molhado no começo.

Assim a corrida cumpriu duas voltas atrás do ‘safety car’ antes da competição propriamente dita se iniciar. Aí Edoardo Mortara ‘puxou dos galões’ e pelo seu Mercedes AMG GT3, levando-o ao limite e às vezes para além dele, já que não evitou um ligeiro toque nos rails, mas sem consequências.

Já atrás do transalpino desenvolveu-se uma grande luta pelo segundo posto, com Raffaele Marciello a conseguir ultrapassar Augusto Farfus, mas não sem um toque que acabaria por ter consequências para o italiano, que danificou o seu Mercedes AMG GT3. O BMW M6 GT3 do brasileiro não ficou em bom estado e obrigou a uma ida às boxes.

Deste incidente beneficiou Robin Frijns para herdar a segunda posição, com Maro Engel a terminar no último lugar no pódio, após deixar para trás Chaz Mostert, numa corrida que ainda seria neutralizada durante três voltas, depois de um despiste de Lucas di Grassi.

Mostert também não evitou bater nos rails, o que promoveu Augusto Farfus à quarta posição, depois do brasileiro da BMW ter protagonizado uma grande recuperação após regressar à pista na ‘cauda’ do pelotão, formado apenas por nove unidades, depois do grande acidente que na véspera ‘dizimou’ grande parte do pelotão inicial.

Classificação

1º Edoardo Mortara (Mercedes) 18 voltas
2º Robin Frijns (Audi) + 0,618s
3º Maro Engel (Mercedes) + 1,357s
4º Augusto Farfus (BMW) + 12,312s
5 Chaz Mostert (BMW) +13,041s
6º Marco Wittmann (BMW) + 18.031s
7º Romain Dumas (Porsche) + 22.616s
8º Daniel Juncadella (Mercedes) + 23,019s
9º Hiroki Yoshimoto (Porsche) + 54,804s

Em destaque

Subir