Nas Notícias

Edifícios licenciados e concluídos aumentam no primeiro trimestre

Os edifícios licenciados aumentaram dois por cento para 5,1 mil no primeiro trimestre deste ano, face a igual período de 2017, e os edifícios concluídos subiram 20 por cento para 3,5 mil edifícios, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No primeiro trimestre, os edifícios licenciados aumentaram em 18,3 por cento em relação ao trimestre anterior, quando tinham registado uma queda de quatro por cento, enquanto os edifícios concluídos subiram 3,6 por cento face aos três meses anteriores, período em que o crescimento observado foi de 0,7 por cento.

Nos edifícios licenciados para construções novas observou-se, no período em análise, um aumento de 6,3 por cento, contra uma subida de 3,5 por cento no último trimestre do ano passado, ao passo que no licenciamento para reabilitação registou-se uma queda de 20,7 por cento, depois de no quarto trimestre de 2017 se ter verificado um recuo de 12,1 por cento, segundo dados do INE.

Do total de edifícios licenciados, 70,7 por cento dizem respeito a construções novas e, destas, 70,3 por cento destinam-se a habitação familiar, sendo que os edifícios demolidos (504) corresponderam a 9,8 por cento o total de edifícios licenciados nos três primeiros meses deste ano.

A região centro foi a única que apresentou queda no total de edifícios licenciados face ao período homólogo (-4,3 por cento).

Já a região do Algarve teve uma variação nula e as restantes regiões apresentaram subidas, com destaque para o Alentejo (+7,6 por cento), Área Metropolitana de Lisboa (+5,4) e o norte (+4,4 por cento).

Segundo o INE, estima-se que tenham sido concluídos 3,5 mil edifícios em Portugal, sendo que na sua grande maioria são construções novas (72 por cento), das quais 69,8 por cento tiveram como destino a habitação familiar.

Apenas a Região Autónoma dos Açores apresentou um recuo em termos homólogos no número de edifícios concluídos (-3,3). As restantes regiões registaram um aumento a este nível, com destaque para as regiões do Algarve (+48,6 por cento), Alentejo (+28,5) e o Norte (+27).

As obras concluídas para construções novas em Portugal aumentaram 24,7 por cento face ao primeiro trimestre de 2017 e as obras de reabilitação cresceram 9,5 pontos percentuais.

Na comparação com o trimestre anterior, as obras concluídas para construções novas cresceram 4,7 por cento, enquanto as obras de reabilitação aumentaram 0,7 pontos.

No primeiro trimestre foram concluídos 2,7 mil fogos em construções novas para habitação familiar, correspondendo a um aumento de 36,8 por cento face ao primeiro trimestre do ano passado (+26,0 por cento no último trimestre de 2017).

A Região Autónoma da Madeira, de acordo com o INE, foi a única a registar queda homóloga nesta variável (-42,7 por cento).

As restantes regiões apresentaram aumentos homólogos positivos, com destaque para as regiões do Alentejo (+74,7 por cento), Área Metropolitana de Lisboa (+53,7 por cento) e o Algarve (+51,4 por cento).

Do total de edifícios concluídos no primeiro trimestre, 71,0 por cento localizavam-se nas regiões Norte e Centro, correspondendo a 66,4 por cento do total de fogos concluídos em construções novas para habitação em todo o país.

À região Norte corresponderam 40,9 por cento dos edifícios e 36,9 por cento dos fogos concluídos.

Na Área Metropolitana de Lisboa foram concluídos 10,1 por cento do total de edifícios e 17,6 por cento do total de fogos.

No primeiro trimestre, verificou-se uma queda em 10,8 por cento na área total construída em Portugal, face aos três meses anteriores, sendo que para tal contribuiu a diminuição verificada nas regiões do Algarve (-41,6 por cento), Centro (-39,4 por cento) e Região Autónoma da Madeira (-16,7 por cento).

Em destaque

Subir