Apresentações/Novidades

Edge o novo SUV ‘premium’ da Ford está a chegar

FordEdge2

Aí está o Ford Edge, o novo SUV ‘premium’ da oval de Detroit. Um modelo que pretende concorrer diretamente com rivais como o BMW X3 ou o Audi Q5, sendo por isso dotado de equipamento e mecânica à altura das duas propostas germânicas.

Na hierarquia dos SUV da Ford o Edge – que chega ao mercado nacional em Julho – vai posicionar-se na gama claramente acima do Kuga, pensado mais como um utilitário, e o requinte a bordo e a motorização refletem isso mesmo.

O segmento dos SUV de luxo tem crescido em todo o mundo e por isso a marca da oval quer um pedaço do ‘bolo’, surgindo com uma proposta que insinua robustez e algum estilo.

A grelha e os faróis conferem ao Edge um aspeto distinto e a baixa linha de cintura revelam claramente um veículo vocacionado para a família, que quer espaço e conforto, mas também algum requinte a bordo.

Recorrendo à mesma plataforma do Mondeo não foi difícil conferir espaço a este SUV, ainda que neste capítulo a concorrência possa oferecer um pouco mais. Cinco adultos viajam confortavelmente a bordo.

FordEdge3

O espaço para pernas é suficientemente generoso, contribuindo para o conforto a bordo, que beneficia da claridade proporcionada pelo teto panorâmico (opcional).

A capacidade de carga alinha pelo melhor que se faz no mercado, disponibilizando originalmente 602 litros de volume, que podem ser dilatados para 1788 com o rebatimento dos bancos traseiros – é até mais do que propõem Audi (Q5), Mercedes (GLC) ou BMW (X5).

O requinte do habitáculo é acentuado pelos revestimentos em pele de painéis e bancos e um sistema de infoentertenimento sat-nav e uma câmara de marcha atrás de série – algo que o X3 e Q5 propõem como opcionais-

‘Calçado’ de origem com jantes de 20 polegadas, o Edge promete grande estabilidade em estrada, absorvendo bem as imperfeições de piso graças a uma suspensão macia, que pode ser mais rija em versões mais desportivas.

Em termos de motor o novo SUV ‘premium’ da Ford vem equipado com um motor 2.0 TDCi de 180 cv com caixa de seis velocidades ‘powershift. Há uma motorização biturbo diesel com 208 cv de potência, que não deverá ser comercializada entre nós. Em todos os casos a tração é integral.

Os preços do Ford Edge arrancam nos 55.327 euros da versão Trend Titanium.

FordEdge4

Em destaque

Subir