Economia

Economia portuguesa cresce mais do que as melhores previsões

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,8 por cento, nos primeiros três meses de 2017, comparativamente com igual período do ano passado, apontam dados do INE. A procura externa e a subida do investimento explicam esta tendência.

Segundo números divulgados nesta segunda-feira pelo INE, a economia portuguesa subiu quase três por cento, numa comparação entre os primeiros trimestres de 2016 e 2017.

Trata-se de uma realidade bem mais positiva do que perspetivavam todas as instituições e que só encontra paralelo no último trimestre de 2007.

É preciso recuar até 2001 para se encontrar uma variação homóloga positiva de 2,8 por cento.

A justificar estes dados, estão, segundo o INE, um aumento da procura externa, assim como uma recuperação no investimento.

“Esta aceleração resultou do maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo, refletindo a aceleração em volume mais acentuada das exportações de bens e serviços que a das Importações de bens e serviços”, explica o INE.

Alguns especialistas tinham previsto uma subida do PIB, mas os números mais otimistas ficaram-se pelos 2,7 por cento. A realidade supera, portanto, as melhores previsões.

Em destaque

Subir