Mundo

Economia moçambicana cresceu 3,4 por cento entre janeiro e setembro

A economia moçambicana cresceu 3,4 por cento entre janeiro e setembro deste ano, anunciou hoje o Governo, após a reunião semanal do Conselho de Ministros em que foi analisado o relatório de execução orçamental dos três primeiros trimestres de 2018.

“Em termos de desempenho, olhando para os principais indicadores, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em 3,4 por cento”, referiu Ana Comoana, porta-voz do Conselho de Ministros.

“Este indicador já demonstra a melhoria do desempenho da economia nacional”, acrescentou.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB tinha crescido 3,2 por cento, registando-se depois um crescimento de 3,3 por cento no conjunto dos dois primeiros trimestres (entre janeiro e junho).

Com um trimestre pela frente, os números ficam aquém das previsões anuais do executivo.

O Governo moçambicano tinha previsto no início do ano que a economia deveria crescer 5,3 por cento em 2018, meta que foi revista em baixa pelo Ministério da Economia e Finanças no início de outubro para 4,1 por cento.

O Banco Mundial prevê que a economia de Moçambique cresça 3,3 por cento este ano, enquanto que o Fundo Monetário Internacional aponta para 3,5 por cento.

O PIB moçambicano cresceu 3,8 por cento em 2016 e 3,7 por cento em 2017.

No que respeita à execução do Orçamento de Estado, esta teve em atenção “a racionalização da despesa pública”, bem como “a melhoria da capacidade de arrecadação de receitas do Estado”, acrescentou a porta-voz.

O Governo referiu que vão merecer atenção os setores de alojamento e restauração “que podem alavancar a economia nacional”, referiu.

Em destaque

Subir