Mundo

Economia europeia mantém ritmo de crescimento, Portugal acima da média

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2 por cento e 1,4 por cento, com Portugal a avançar acima da média (1,9 por cento), divulga hoje o Eurostat.

Já na comparação com o segundo trimestre, de acordo com o gabinete estatístico europeu, entre julho e setembro, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro manteve um crescimento de 0,2 por cento, mas o da UE acelerou 0,1 pontos para os 0,3 por cento.

Face ao terceiro trimestre de 2018, o PIB cresceu em todos os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, com destaque para a Hungria (4,8 por cento), seguida da Polónia e Estónia [4,1 por cento cada), com os avanços mais fracos a serem observados em Itália (0,3 por cento), na Alemanha (0,5 por cento) e no Reino Unido (1,0 por cento).

Na comparação com o trimestre anterior, a Polónia (1,3 por cento), a Hungria (1,1 por cento) e a Estónia (1,0 por cento) registaram os maiores crescimentos no PIB e a Alemanha, Itália e Áustria os menores (0,1 por cento cada).

A economia portuguesa avançou 1,9 por cento na variação homóloga e 0,3 por cento na comparação com o segundo trimestre do ano.

Em destaque

Subir