Mundo

Economia britânica cresceu 1,4 por cento em 2018, ritmo mais baixo desde 2012

A economia do Reino Unido cresceu 1,4 por cento em 2018, contra 1,8 por cento em 2017, o ritmo mais baixo desde 2012 devido ao Brexit, confirmou hoje a agência nacional de estatística britânica ao apresentar o segundo e último cálculo.

A primeira estimativa da ONS (Office for National Statistics) anunciada em 11 de fevereiro apontava para um crescimento anual de 1,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), que se expandiu 0,2 por cento no quarto trimestre face ao precedente, contra 0,7 por cento no trimestre anterior.

A economia desacelerou no último trimestre de 2018 devido a um recuo do setor da construção e da produção industrial, relacionado com o processo do Brexit, ou saída britânica da União Europeia (UE), que prejudicou o investimento empresarial.

O setor dos serviços manteve-se estável, tendo contribuído para cerca de 80 por cento do PIB.

A publicação do cálculo definitivo do crescimento da economia em 2018 coincide com a data em que o Reino Unido devia ter abandonado formalmente a UE, que não ocorreu porque o Parlamento britânico ainda não ratificou o acordo de saída.

A Câmara dos Comuns vota hoje pela terceira vez o tratado proposto pelo Governo da primeira-ministra, Theresa May, se bem que neste caso só inclua a parte relativa à retirada do bloco e não a que define a futura relação bilateral.

O pacto governamental foi rejeitado anteriormente em duas ocasiões, em 15 de janeiro e em 12 de março, tendo aumentado a incerteza que rodeia o processo e provocou oscilações na libra.

Em 13 de março, o Governo britânico reviu em baixa de 1,6 por cento para 1,2 por cento a previsão de crescimento económico em 2019, apesar de ter mantido a estimativa de 1,4 por cento em 2020 e de 1,6 por cento nos três anos seguintes.

Apesar da confusão suscitada pelo Brexit, a economia britânica tem-se mantido até agora relativamente estável, ainda que desacelerada, com a inflação atualmente em 1,8 por cento e o desemprego no mínimo histórico de 3,9 por cento.

Em destaque

Subir