Economia

Economia brasileira com crescimento de apenas 0,2 por cento no segundo trimestre do ano

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 0,2 por cento no segundo trimestre, face ao primeiro trimestre do ano, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O sector de serviços foi responsável pelo desempenho positivo da economia brasileira, registando alta de 0,3 por cento.

Houve estabilidade na agropecuária (0,0 por cento) e uma queda de 0,6 por cento da indústria.

A despesa de consumo das famílias e as despesas de consumo do Governo brasileiro tiveram variações positivas de, respectivamente, 0,1 por cento e 0,5 por cento.

No setor externo, as exportações de bens e serviços do país caíram 5,5 por cento, enquanto as importações recuaram 2,1 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2018.

De abril a junho o PIB brasileiro totalizou 1,693 biliões de reais (348 mil milhões de euros).

A produção total de riqueza no Brasil aumentou 1 por cento no segundo trimestre de 2018, face ao mesmo período de 2017, alcançando o quinto resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação.

Na comparação ano a ano os sectores indústria e serviços cresceram 1,2 por cento, enquanto a agropecuária recuou 0,4 por cento.

No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB brasileiro cresceu 1,4 por cento em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

O IBGE também revisou os últimos quatro resultados do PIB do país.

No primeiro trimestre de 2018 a expansão anunciada anteriormente de 0,4 por cento desceu para 0,1 por cento. No quarto trimestre de 2017 o resultado ficou estável (0 por cento), ou seja, não houve o crescimento de 0,2 por cento anunciado anteriormente.

No terceiro trimestre de 2017 o crescimento foi de 0,6 por cento, resultado maior do que a alta de 0,3 por cento divulgada pelo IBGE. Por fim, o órgão informou que no segundo trimestre de 2017 o crescimento foi revisado de 0,6 por cento para 0,4 por cento.

Em destaque

Subir