Economia

Economia angolana deve crescer 2,1 por cento este ano

A economia de Angola deve crescer 2,1 por cento em 2018, de acordo com a média das previsões apresentadas pela agência de informação financeira Bloomberg, que estima ainda que a expansão económica aumente para 2,5 por cento no próximo ano.

A previsão dos economistas da Bloomberg, geralmente denominada por ‘Bloomberg Consensus’, é mais otimista que a estimativa dos analistas da FocusEconomics, que antecipam um crescimento do PIB do segundo maior produtor de petróleo angolano na ordem dos 1,9 por cento este ano.

“A economia deve emergir da recessão em 2018 devido aos preços mais altos do petróleo, que são benéficos para o segundo maior produtor de petróleo na África subsariana”, escrevem os consultores da FocusEconomics na análise deste mês às economias africanas, enviada esta semana aos investidores e a que a Lusa teve acesso.

Os analistas da FocusEconomics esperam um crescimento económico de 1,9 por cento este ano e uma aceleração para 2,3 por cento em 2019, e depois uma subida para 2,8 por cento em 2020 e 3,3 por cento e 3,8 por cento nos dois primeiros anos da próxima década.

O Governo angolano estima um crescimento de 2,2 por cento, o que representa uma forte revisão face aos 4,9 por cento que previa até junho.

Em destaque

Subir