Economia

Economia americana abalada pela política europeia

defaultDepois da vitória de François Hollande e da dificuldade ‘grega’ para a formação de um novo governo,  há reações no outro lado do Atlântico: Wall Street começa a sofrer as primeiras consequências.

As constantes reviravoltas nas políticas da Europa, estão a levar à pressão as bolsas norte-americanas. No dia de ontem, François Hollande foi eleito o novo chefe de estado francês, rompendo com a dulpa Sarkozy-Merkel, que estava na liderança das medidas de austeridade europeias.

Já a Grécia encontra-se com sérios problemas, dado que a coligação entre o partido socialista e o de direita perdeu a maioria no parlamento, apontando para o rompimento de acordos de assistência ao país.

E com este cenário, Wall Street viu-se abalada no dia de hoje com a queda da Dow Jones e S&P 500 em 0,39 e 0,29 por cento. Nasdaq também sofreu perdas na ordem dos 0,39 por cento.

A nível do setor empresarial, destaque para os títulos da AIG, que recuaram em 6,55 por cento, para os 30,68 dólares, após o Tesouro norte-americano ter acordado a venda de cinco mil milhões da seguradora nacional, sendo um dos líderes mundiais no setor.

“Ainda há muitos obstáculos na Europa”, disse Matt McCormick, analista da empresa de investimentos Bahl & Gaynor, revelando que “o eleitorado está a rejeitar a austeridade” e que as previsões para a Europa não parecem ser as mais favoráveis.

Em destaque

Subir