Nas Notícias

Ébola: Uma vacina foi testada em humanos com sucesso

 

ebola A vacina contra o vírus do Ébola está mais perto de ser uma realidade. Num teste realizado nos EUA, um fármaco experimental gerou uma resposta positiva, garantindo a imunidade à doença e não apresentando efeitos colaterais.

Uma vacina experimental contra o Ébola é um sucesso, embora ainda seja… experimental.

Num ensaio com 20 voluntários realizado nos EUA, um fármaco desenvolvido pela GlaxoSmithKline mostrou resultados positivos: forneceu imunidade contra o vírus e a maior queixa foi uma febre ligeira, apresentada por apenas dois dos voluntários.

Os resultados do teste, realizado desde o início de setembro nos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla original) em Bethesda, no estado de Maryland, foram revelados pelo New England Journal of Medicine, que destacou o primeiro ensaio de uma vacina experimental contra o Ébola em humanos.

De acordo com a publicação, a vacina utiliza uma variação do vírus da gripe comum. O adenovírus, que normalmente infeta os chimpanzés, foi manipulado geneticamente com pequenas amostras do vírus do Ébola.

Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas dos EUA, realçou que a resposta dos 20 voluntários foi “muito comparável” à imunidade que protege os animais.

O responsável acrescentou que os dois voluntários que apresentaram uma febre ligeira tiveram uma pequena dose, enquanto os que receberam uma dose maior apresentara uma resposta mais forte.

Esta conclusão tem, literalmente, um custo: quanto maior for a dose necessária para gerar os anticorpos, mais cara será a futura vacina contra o Ébola.

Basta lembrar que, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, desde março foram registados 15.351 casos de infeções por Ébola, dos quais resultaram 5459 mortes.

Os investigadores pretendem agora aumentar a escala do ensaio, realizando um teste com milhares de participantes num (ou mais) dos países da África ocidental mais afetados pela epidemia: Libéria, Serra Leoa e Guiné.

Na próxima terça-feira, o centro dos NIH deverá ser visitado pelo Presidente dos EUA. Barack Obama irá congratular os cientistas pelo sucesso neste primeiro ensaio com humanos e insistir na necessidade do Congresso aprovar os 6,18 mil milhões de dólares solicitados pelo Governo para conter a expansão do vírus do Ébola ainda este ano.

Em destaque

Subir