Desporto

É um dos nomes da Premier League mas teve de vender casa e carro para jogar

Neil Etheridge, guarda-redes do Cardiff, é uma das figuras deste arranque de temporada na Premier League, mas há quatro anos foi forçado a vender o carro e a casa para poder perseguir o sonho de ser profissional de futebol.

Etheridge já tinha o seu nome escrito na história do futebol na terra de Sua Majestade, ao ser o primeiro jogador Filipino a atuar naquele campeonato, mas este início de época revelou-se ainda mais meritório: o guardião do Cardiff defendeu duas grandes penalidades nos dois primeiros jogos da competição.

A sua assinatura já vinca em Inglaterra, mas o guarda-redes de 28 anos conta com um trajeto cheio de dificuldades para poder, finalmente, singrar.

Apesar de ter nascido nos arredores de Londres, Neil é filho de mãe filipina e internacional pela seleção daquele país desde 2008.

Em 2014, depois de anos de formação nas escolas do Chelsea e do Fulham, Etheridge viu o seu contrato acabar e duvidou se conseguiria continuar a jogar futebol.

Desempregado e com dificuldades em sobreviver, o guardião confessou, ao The Guardian, que teve de vender a casa e o carro.

“Vendi a casa e o carro e estive a uma semana de distância de largar tudo para voltar para as Filipinas”, revelou.

No momento delicado, Etheridge admitiu que pagou do próprio bolso para continuar a treinar, desta feita no Charlton, onde mantinha uma relação de amizade com o treinador de guarda-redes.

“Treinei no duro, o mais que pude, e continuei à espera que o telefone tocasse”.

A chamada chegou, finalmente, e Neil Etheridge assinou contrato para ser o segundo guarda-redes no Oldham.

A passagem pelo Oldham foi curta e, entre as noites dormidas no sofá de casa de um amigo, regressou ao Charlton até final da temporada, de onde foi dispensado.

O ponto de viragem na carreira do guarda-redes aconteceu no Walsall, onde conseguiu completar mais de 100 jogos durante dois anos, e de onde saiu para o Cardiff City, onde brilha agora na Premier League.

Defendeu uma grande penalidade em cada uma das duas partidas que a Premier League ‘lhe ofereceu’, igualando um feito com 26 anos de história assinado por Erik Thorstvedt.

Agora, depois de 180 minutos na maior divisão de Inglaterra, é um dos nomes que mais interesse tem suscitado.

Veja as defesas de Neil Etheridge.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=OWNA9OKHOXHX

Em destaque

Subir