Nas Notícias

E se as crianças afetadas pela guerra fossem felizes?

criancas_guerra_1

Pintor azeri desenhou um conjunto de imagens onde transforma crianças afetadas pela guerra em crianças felizes.

Gunduz Aghayev pegou em famosas imagens da história e transformou-as, criando a ilusão de que essas crianças poderiam ter tido uma infância normal.

A arte criativa de Gunduz não apaga as marcas deixadas, mas ajuda a perceber que as crianças são sempre as menos culpadas de tudo.

Eis as ilustrações do artista, com as imagens reais, seguidas dos desenhos:

#1 – Phan Thị Kim Phúc, a menina que aparece na famosa fotografia da Guerra do Vietname

1
2

#2 – A Fome no Sudão, a famosa fotografia de uma criança sudanesa que tenta chegar a um centro de alimentação da ONU e que é perseguida por um abutre. Esta fotografia valeu a Kevin Carter o prémio Pulitzer em 1993. Mais tarde, aos 33 anos, o fotógrafo viria a suicidar-se, fruto da depressão que sofreu após ser fortemente criticado por não ter ajudado a criança.

3
4

#3 – As Crianças do Vietname, fotografia daquele conflito que mostra um soldado norte-americano a retirar duas crianças do meio do fogo cruzado.

5
6

#4 – A Morte de Aylan Kurdi, o miúdo curdo que morreu afogado e cujo corpo apareceu numa praia turca.

7
8

#5 – A famosa fotografia de um miúdo japonês a carregar o corpo do seu irmão para o crematório.

9

#6 – Filho de Elmar Huseynov a beijar a fotografia do seu pai, jornalista azerbaijanês que foi assassinado em Baku após criticar publicamente o presidente do seu país e as autoridades.

10
11

#7 – Fotografia que mostra duas crianças afegãs com os seus maridos.

12
13

#8 – A fotografia que mostra três crianças britânicas perante uma casa destruída por bombardeamentos das tropas alemãs, durante a 2.ª Guerra Mundial.

14
15

#9 – Dr. Janusz Korczak com crianças. Nascido em Varsóvia, Polónia, este médico foi das individualidades que mais lutou a favor dos direitos da igualdade das crianças.

16

Em destaque

Subir